Tudo que você precisa saber para aprender a decorar bolos sem medo.

Já estamos no final do ano e aquelas ideias para a Ceia de Natal ainda ficam dando “voltas” na nossa cabeça. Apesar de ter a pandemia ainda continuar nesse, não podemos deixar isso interferir o nosso espírito natalino.

Chef Pri Lorente

Faltam apenas dois dias para o Natal, e nesse ano que foi tão difícil o Blog Bora Incluir quer deixar um “presente” diferente . Em vez das tradicionais receitas de bolachas, bolos natalinos, guirlandas (que estão na moda agora né ) , resolvemos dar dicas preciosas para você que quer aprender de uma vez por todas essas técnicas de decoração. Quem está na Confeitaria sabe que a maior dificuldade de quase todas as alunas é : desenvolver a parte mais artística , e por isso existe tanta procura por cursos de decoração. Então, bora aprender com a gente aqui ?

A primeira coisa que você precisa ter é um bolo bem estruturado, com recheio firme e massa com boa textura porque assim quando fizer a blindagem não terá problemas de pedaços de bolo caindo junto . Vamos começar um roteiro básico que consiste em:

Bolo de Chocolate da Doces de Davi

1ª Passo – Uma massa que não esfarele, quebre ou embatume.
2º Passo – Um recheio que não escorra ou faça barriga.
3ª Passo – Umedecer o bolo sem desestruturá-lo.

4ª Passo – Blindar o bolo antes de decorar.

O que chamamos de blindar o bolo (também conhecido pelo termo contenção), consiste basicamente em passar uma ganache na proporção que está acostumado deixando o bolo lisinho e sem imperfeições.

OBS: Se o recheio estiver firme e lisinho pode pular essa etapa.

Bolo já pronto para receber a cobertura .

5ª Passo – Deixe o bolo repousar por no mínimo 4 horas.

Aqui também tem um vídeo super legal da Ariadne dando ensinando uma técnica de blindar com a espátula quente, dá uma olhada nesse link https://www.youtube.com/watch?v=4Kr6LXKeOVM

E como não podia faltar, deixo aqui uma receitinha maravilhosa de ganache para blindagem.

GANACHE DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

Ingredientes:
– 500 grs de chocolate NOBRE (entre 50 e 60 % cacau)
– 200 grs de leite de coco para uso culinário
Modo de preparo : Misture todos ingredientes com um fouet e deixar descansar por
aproximadamente 3 horas antes de utilizar.
Sugestão mais “power” para blindagem de bolo. Diminua 30% do leite vegetal nas ganaches e deixe gelar a cada camada que for passando no bolo. Isso vai resultar em
uma textura mais firme, e vai blindar o bolo camada por camada até esteja suficientemente seguro.

Bolo da Doces de Davi

Para a começar a parte artística do trabalho sugiro que utilize buttercream ou chantilly vegano. Estou bem apaixonada pelo buttercream pela versatilidade e durabilidade dessa cobertura, na minha opinião é a melhor. Escolher uma cobertura que resista às condições externas que seu bolo será exposto é a chave para que não ocorra nenhum problema na hora da entrega. Palavra de quem já apanhou muito com isso !

Bolo coberto com Buttercream Vegano

E a última etapa é soltar a imaginação para chegar no seu estilo próprio. Costumo dizer que é como um artista quando vai pintar um quadro. No começo ele olha e fica paralisado ( é o que acontece com a maioria das pessoas ) , depois a inspiração simplesmente vem, e a obra se monta praticamente sozinha.

Bolo da Chef Pri Lorente com Macaros Veganos

Eu recomendo que , antes de definir um “jeito” próprio de decorar bolo “bisbilhote” muitas fotos na internet, depois de muito treino você vai conseguir unir diferentes características e a decoração vai começar a “sair” naturalmente igual ao a um pintor. Sempre treinando muito , claro. Dá uma olhada nesses estilos de decoração :

Esse bolo foi feita para uma menina de 13 anos , também poderia ser para uma senhora ou uma pessoa que goste de coisas coloridas, é importante saber mais ou menos a idade da pessoa que vai receber o bolo, para não errar nesses pequenos “detalhes”. Fiz um espatulado de com Buttercream Vegano e depois pequenas pinceladas de chocolate branco tingido com corante verde pistacho, a parte de baixo utilizei uma espátula pequena de baixo para cima com diferentes cores da mesma cobertura.

Bolo Buttercream com técnica de stencil

Nesse aqui do lado apliquei uma técnica utilizando o stencil (uma espécie de folha plástica que você encontra em lojas de confeitaria) . Só se pode aplicar em uma superfície lisa para fazer ter o efeito desses desenhos, também é preciso aplicar um pouco da mesma cobertura. A parte de cima são esculturas de papel arroz colorido (isso mesmo kkk) e as flores são naturais (uma tendência que estamos utilizando muito agora ). Dá uma olhada na próxima foto para ver um outro estilo utilizando essa mesma técnica e desenho branco.

Bolo feito pela Chef Pri Lorente utilizando stencil.

E hoje tem uma LIVE ESPECIAL DE NATAL com uma decoração de bolo para inspirar sua festa, às 16hs no Insta da @chefprilorente. Esperamos vocês .

O Blog Bora Incluir agradece a todos nossos leitores pelo carinho e deseja a todos um Feliz Natal “.

Chef Pri Lorente e Ariadne Vasconcelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: