Flor Fada Azul , a Panc mágica que pode colorir suas receitas.

Também conhecida por ser a “planta da moda” por inúmeros Chefs no Brasil e do mundo, a Clitoria Ternatea também conhecida pelo nome de Flor Fada Azul é muito usada para fins ornamentais, preparo de vários remédios caseiros e para tingir alimentos em diferentes tons de azul.

Flor Fada Azul

Sua origem é asiática, tailandesa e indiana, mas foi descoberta no nosso país pelas mãos do casal Rodrigo e Adines Reckziegel, os donos da marca Flor Fada Azul. Antes de começar a contar essa história tão fascinante, é interessante saber que essa planta também está no livro do Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, sobre as PANCS , as Plantas Alimentícias Não Convencionais, já escrevemos um artigo sobre isso para ler acesse https://boraincluir.com.br/2021/07/01/o-que-sao-pancs/.

O casal “descobriu” essa flor em 2013 no interior do Mato Grosso do Sul, e hoje são a maior referência no mercado sobre esse assunto. Eles são os principais produtores dela seja fresca, seca, em pó, sementes e mudas. E são tão apaixonados pela planta que quanto mais o tempo passa, eles ampliam a rede de informações sobre ela. E tudo isso são baseados em estudos que comprovam suas inúmeras propriedades benéficas.

Rodrigo e Adines, Flor Fada Azul.

Consumir o chá te dá uma sensação de bem-estar e relaxamento, afirma Rodrigo, não só pelo seu poder medicinal também pelas transformações energéticas que acontecem dentro da pessoa.

O famoso chá azul é o primeiro passo que devemos fazer seja para experimentar ou para começar a aplicar nas receitas no lugar dos ingredientes líquidos. E o seu poder tingimento passa por diferentes tons. No entanto, a mágica acontece quando adicionamos algumas gotas de limão na água azul , ela se torna violeta !

A lista dos seus benefícios é bem larga, começando pela ação antioxidante (que combate os radicais livres, aqueles que nós mulheres odiamos ), ela reduz o risco de câncer, aumenta o colágeno e também a elasticidade das células da pele.

Chá de Flor Fada Azul

Uma outra maravilha dessa planta é que ela possui ação “anti age ” ( conhecida como glicação) isso causa danos as proteínas por causa das moléculas de açúcar também é uma das principais causas de envelhecimento da pele, ou seja, já pode começar a pensar duas vezes antes de voltar a comprar creme anti-rugas, talvez seja melhor tomar um chazinho azul , né ?

Ela também é anti-inflamatória , previne a fadiga , fortalece o sistema imunológico, tem um excelente poder analgésico, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue para os diabéticos, tem um poder contra o estresse e ansiedade , deixa o cabelo e a pele mais saudáveis e é muito recomendada para pessoas com asma. Com tantos benefícios fica até difícil imaginar que tudo isso está dentro de uma flor.

Pão tingido com Flor Fada Azul , por Adriane Catelan Professora de Panificação Inclusiva.

Para para colorir um pão (como esse aqui da foto feito pela nossa Professora de Panificação Inclusiva Adriane Catelan) é melhor utilizar a versão em pó, para muffins, bolos também. Já para colorir uma bebida prefira o chá, a flor fresca ou seca.

No nosso mercado inclusivo sempre damos preferência para os corantes naturais, principalmente porque na maioria das vezes eles NÃO provocam nenhum tipo de reação alérgica, por isso ficamos tão enlouquecidos com a Flor Fada Azul como o Rodrigo e a Adines.

Se tiver interesse em comprar para o seu negócio ou conhecer mais sobre o tema basta clicar nesse link aqui https://florfadaazul.com/ , além de informações eles também possuem livros e vários cursos sobre o assunto.

E hoje temos LIVE com eles falando tudo sobre a Flor Fada Azul lá no Instagram da Chef Pri Lorente às 19hs. Espero vocês 😉 .

#chefprilorente #florfadaazul #florfadaazulpelobrasil #florfadaazulpelomundo #blogboraincluir #boraincluir #pancsbrasil #corantesalimentíciosnaturaisesinteticos #corantesnaturaisquaissão #academiadeconfeitariainclusivaonline #chaazul #butterflypea #clitoriaternatea #feijãoborboleta #pancs #ervilhaborboletaazul #umaflorinfinitaspossibilidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: