Macaron ,o doce italiano que virou ícone da Confeitaria Francesa.


O Doce da Rainha como era conhecido é até hoje um sinônimo de refinamento, só que muito popular e acessível a todos os gostos e bolsos.

Macaron Vegano da Chef Pri Lorente

Quando comemos um macaron a ideia original é que estamos na França, né? Só que a parte deliciosa dessa história o doce é de origem italiana! E por ser um doce muito famoso existem várias versões a respeito da sua origem.

A primeira delas começa em Veneza durante o período Renascentista e se chamava de maccherone que significa massa fina. Surgiu aproximadamente no ano de 791 e era produzido nos monastérios italianos imitando o umbigo dos monges da época, que curioso ;).

Macaron Vegano da Chef Pr Lorente

Alguns especialista no assunto notam uma breve semelhança com o amaretti que é um biscoito italiano feita a base de amêndoas, açúcar, claras de ovos e licor de amaretto, super crocante por fora e úmido por dentro exatamente igual ao macaron.

Já a segunda indica mais ou menos o ano de 1533 onde a Rainha Catarina de Médici com apenas 14 anos casou-se com o Rei Henrique II da França e mudou-se para o país levando toda a sua corte (pais, confeiteiros e doces preferidos) .

Macaron Vegano da Chef Pri Lorente

Essa receita sempre era guardada a sete chaves e só era servida em reuniões da nobreza, daí vem o apelido de “Doce da Rainha”. Inicialmente não era colorido nem recheado como conhecemos hoje, essa etapa da evolução do doce veio pelas mãos de Pierre Desfontaines Ladureé no ano de 1930 quando juntou as duas partes do biscoito e recheou com ganache de chocolate. Foi quando a iguaria começou a mudar de imagem e ficou parecendo um mini hambúrguer.

Apresentação clássica da confeitaria do avô de Pierre que está na França, a Ladureé. que possui filias pelo mundo inteiro e vende uma média de 15.000 macarons por dia.

Ainda em território francês, a revolução continuou e o doce foi ficando cada vez mais popular até o famoso confeiteiro Pierre Hermé tornar-se o percursor da nova versão criando formatos diferentes, cores e recheios inusitados como de azeite de oliva, rosas, caramelo salgado entre outros. A vitrine da sua luxuosa loja no bairro de Saint Germain é um “templo sagrado do macaron”, onde se pode encontrar livros, esculturas, caixas exclusivas e tudo relacionado ao produto. E o resultado disso foi a “popularização” do doces que hoje pode ser encontrado desde restaurantes de luxo até fast-foods.

Macaron Veganos por Chef Pri Lorente

Existe até o museu dele na cidade de Montmorillon o “Musée de L’Amande et du Macaron”, para os aficionados a essa iguaria.

E finalmente a terceira versão faz referência as freiras carmelitas do convento de Saint Sacrement na cidade de Nancy, na França que viviam ali no ano de 1719 e já reproduziam o doce, vendiam pela cidade e durante a Revolução Francesa e ficaram conhecidas na época como as Irmãs Macarons.

Macaron Vegano da Chef Pri Lorente

No Brasil quem trouxe o doce para deliciar o nosso paladar foi o confeiteiro Fabrice Le Nud dono da Patisserie Douce France e até hoje faz a versão original do doce sem utilizar farinha de castanha, para ele isso é falsificar o doce.

O que também pode fazer toda a diferença é a utilização dos corantes, utilize a versão em pó e de preferência hidrossolúvel.. Uma outra regra essencial é assar o macaron em um tapete de silicone ou folhas de teflon , nada de papel manteiga pois a gordura prejudica o doce e não fica na forma correta com aquele pezinho característico .

Chef Pri Lorente e seus macarons veganos feito à base de aquafaba.

E para fechar com chave de ouro vamos fazer um LIVE hoje às 19:30 hs no Instagram da @chefprilorente para falar sobre técnicas e tirar dúvidas sobre essa delícia de MACARON VEGANO feito a base de Aquafaba. Esperamos vocês lá !

#chefprilorente #chefinclusiva #chefinclusivista #academiadeconfeitariainclusivaonline/prilorente #macaronsveganos #cursosconfeitariainclusiva #cursosdocesinclusivos #cursosmacaronsveganos #aplv #confeitariainclusiva #docessemovos #alergicos #cursosconfeitariainclusiva #arivasconceloscopy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: