Plant Based, posso colocar essa etiqueta nos meus produtos?

Vegetais Orgânicos

PLANT BASED, essa é a palavra do momento, que vai estampada em muitas etiquetas de produtos que encontramos por aí. O seu significado é relacionado aos produtos feitos exclusivamente com produtos vegetais (sem quase nada de origem animal). Mas, a ideia vai mais além disso. É dar “importância aos verdadeiros alimentos” , aqueles da estação, que também não foram manipulados pela indústria , reduzindo assim o consumo diário daquelas opções congeladas, pré-cozidas e industrializadas.

E com todas essas mudanças do clima que estamos vivendo no planeta Terra, caminha ao lado do conceito de sustentabilidade, por ter muito mais respeito ao meio ambiente porque os custos de uma produção desse tipo de produto são infinitamente menores que os de procedência animal.

Mas… por que a demanda por estes produtos está crescendo tanto?

Devido ao aumento do público flexitariano (já mencionamos eles em um outro artigo aqui no blog no artigo : Você uma escolha saudável na sua vida?) são pessoas que consomem produtos de origem animal e querem reduzir esse hábito, mas não necessariamente eliminá-lo .

E essa demanda acontece a nível mundial, com Estados Unidos e Europa já lançando versões de produtos plant-based com foco nesse público, principalmente as empresas multinacionais líderes do setor.

Cesta de produtos diversificados

Um outro motivo que acredito ser um fator crucial para o desenvolvimento tão rápido desse mercado é que as pessoas já estão assustadas com o problemas ambientais que o nosso planeta está enfrentando, por isso buscam alternativas mais saudáveis para “ajudar” a Terra a melhorar.

Também existem aqueles curiosos que compram para saber qual o sabor de um hambúrger vegano ou um iogurt plant based, a curiosidade também é uma excelente motivação de compra.

Qual a diferença de produtos plant based e produtos veganos?

Os produtos veganos estão baseados no conceito de exclusão de qualquer insumo de origem animal, ou que provoque algum sofrimento a eles. Já os plant based se concentram em insumos absolutamente vegetais.

Anúncio publicitário de um restaurante.

Posso colocar a etiqueta plant based no meu produto?

Infelizmente o Brasil ainda está um pouco atrasado em relação a outros países nesse sentido… Atualmente esse mercado não é regulamentado no país, por isso, o Ministério da Agricultura abriu um formulário online para receber contribuições tecnicamente fundamentadas a respeito de sua regulação.

O objetivo disso é aumentar a discussão sobre esse tema para que entidades, órgãos e pessoas possam participar . A intenção é muito boa, mas ainda precisamos dar muitos passos para contribuir na expansão desse mercado. Ainda escutamos aquela famosa frase por aqui : Leite Vegetal , existe?

De acordo com a MAPA e ANVISA , para ser considerado leite o alimento deve ser proveniente das glândulas mamárias dos mamíferos , deixando os leites vegetais naquele patamar de bebida vegetal.

Quando a gente entra em um super mercado e vai procurar o leite de amêndoas, onde ele está? Disputando espaço com o leite de vaca, claro. Porque isso faz sentido para o consumidor, o estranho seria se ele estivesse no corredor das bebidas.

Hambúrguer vegano

Já o Parlamento Europeu aprovou em outubro de 2020 o termo hambúrguer vegetal na região, alegando que essa denominação é clara e faz sentido para o consumidor, ainda que o seja sem carne. Parece piada , mas não é não kkkkkk.

Se você fabrica um produto 100% de origem vegetal pode colocar essa etiqueta nos seus produtos , mas não deveria dizem as autoridades. Do ponto de vista de marketing com certeza (porque vai vender mais , claro ) , mas no sentido de rotulagem não ;(.

#chefprilorente #boraincluir #blogboraincluir#produtosplantbased #plantbased #arivasconceloscopy #alimentacaosaudavel #produtosdeorigemvegetal #veganfriendly #vegan #veganas #produtosveganos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: