Festa Junina em tempos de pandemia.

Estamos no mês mais animado do ano: JUNHO . Onde as festas juninas explodem pelo mundo inteiro e no Brasil , mas em tempos de pandemia é necessário fazer algumas adaptações para que a alegria não vá embora.

Festa Junina

A tradição dessas festas é muito mais antiga do que imaginamos! Ela começa no hemisfério Norte onde os povos hebreus, egípcios, nórdicos e celtas costumavam celebrar o dia mais longo do verão também conhecido como solstício (que normalmente acontecia no dia 21 e 22 de junho) com uma grande festa pedindo fertilidade e fartura na colheita, era uma espécie de ritual anual que não podia faltar.

Festa de São João no Nordeste do Brasil

Já na Europa essas festas também tinham o mesmo sentido, mas não eram muito bem aceitas pela Igreja Católica que considerava como “pagãs”, isso resultou em uma “cristianização” do evento celebrando os dias dos santos católicos Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Assim a celebração foi crescendo já sob as normas católicas e se popularizou por toda Europa.

Festa de São João na Espanha.

E como sempre acontecia nas zonas rurais, principalmente em Portugal e Espanha que herdou a maioria das suas características com mesa farta com grãos, sementes, bolos de milho, maçãs, fogueira,, a quadrilha (que foi inspirada nas danças francesas), fogos de artifício, muita música e alegria. É um dia tão animado que parece muito com a nosso Ano Novo do Brasil. As pessoas vão para a praia, dançam , cantam, soltam fogos de artifício, bebem e comem. Para eles é um dia especial onde se celebra a VIDA !

Mas… agora vamos para a realidade desse ano 2021… já que essa celebração não vai poder acontecer em tempos de pandemia então vamos fazer a nossa festa EM CASA MESMO!

Festa Junina na Caixa

Por isso, ainda continuamos com aquela tendência (já comentamos isso em outros posts) a Festa na Caixa (bolo, pipoca, pé de moleque, quentão e vinho quente) tudo muito bem decorado e entregue na casa do cliente, claro.

Bolo de paçoca vegano.

Algumas confeiteiras também inovaram em receitas diferentes, como o brigadeiro de milho da Chef Camila Gouveia da DaLu SemLeite de Sorocaba – SP, o Bolo de Paçoca também é um produto que vende muito nessas datas , só que naquela versão de bolo vulcão, com massa branca e cobertura de brigadeiro com doce de leite e paçoquinha esfarelada na versão inclusiva ;).

Festa Junina Delivery

E para completar toda essa alegria que não podemos perder nem nos tempos de pandemia, vamos fazer um brigadeiro de quentão para esquentar nosso São João em uma LIVE às 16hs lá no Instagram da Chef Pri Lorente. Espero vocês.

Brigadeiro de Quentão Inclusivo

Para a calda:
25 grs de açúcar (refinado ou demerara).
1/4 de maçã em pedaços bem pequenos.
Gengibre em pó ou ralado , canela (opcional).
20 ml de água.

Leite condensado:
50 ml de água.
150 grs de leite de coco em pó.
25 grs de açúcar refinado.

Por último: 20 ml de cachaça.
50 grs de chocolate branco.

Modo de preparo:

Prepare o leite condensado no liquidificador e reserve.

Em uma panela, adicione os ingredientes da calda até que o açúcar comece a dourar. Abaixe o fogo, acrescente então o leite condensado e mexa sem parar até que atinja o ponto cachoeira. Acrescente a cachaça.


👉🏻 Se vc preferir o brigadeiro mais alcoólico, somente misture a cachaça e desligue o fogo. Caso queira que o álcool evapore completamente, continue mexendo por mais 1 minuto.

Desligue o fogo e acrescente o chocolate branco.
Misture bem até o chocolate derreter. Envolva em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 4 horas antes de servir.

👉🏻Dica: misture raspas de limão ao açúcar cristal para bolear os brigadeiros.

#boraincluir #blogboraincluir#chefprilorente #academiadeconfeitariainclusivaonline/prilorente #festajuninanapandemia2021

#festajunina2021 #festanacaixa #festajuninainclusiva #alergicos #cursosdocesveganos #arivasconceloscopy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: