Quem inventou o Pão de Mel?

Pão de Mel Vegano com recheio trufado da Chef Pri Lorente

JÁ ESTAMOS EM JUNHO! E para nós aqui do Blog é um mês bem recheado de datas gostosas e de comidinhas também. As principais são : Festa Junina (que dura o mês inteiro ) e Dia dos Namorados. E esse dia tão romântico (12 de junho) faz a gente lembrar de flores, bombons e pequenos “mimos” que podem ser feitos com chocolate. O Pão de Mel é um deles, e se for em formato de coração melhor é o presente perfeito para fazer o seu amor suspirar mais ainda.

Essa receita é muito antiga, e existem duas versões dela: a primeira conta que nasceu na Rússia por volta do século IX e era chamada de “pryanik”. Basicamente era uma mistura de farinha, suco de frutas e mel, sendo que esse último ingrediente constituía quase metade de todos os outros. Mais tarde, lá pelos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio, como canela, nozes, gengibre, frutas secas, noz moscada e cravo, que deixam aquele “aroma” característico na boca.

Pão de Mel Vegano Chef Pri Lorente

Com o passar dos anos, o Pão de Mel se tornou muito popular e em cada região que o pryanik foi introduzido ele ia ganhando um jeitinho diferente de ser preparado e assado. Surgiram várias combinações e formatos que começavam com figuras de animais, árvores de natal e até alguns próprios para casamentos, festas, celebrações e datas especiais. O mais curioso é que também eram feitos com forma de anjos para doentes com o objetivo de curar a pessoa. Simpático né ?

A segunda versão mantêm a informação que sua origem é europeia, mas sem especificar a cidade exata da sua origem. Claro que o ingrediente principal continuava sendo o mel depois vinha a farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. E foi nessa época, que os confeiteiros europeus tiveram a ideia de banhar no chocolate derretido para prolongar o seu sabor, umidade. Também para poder conservá-lo fora de uma vitrine refrigerada.

Pão de Mel

Em países como França, Espanha e Portugal é difícil encontrar esse tipo de doce nas confeitarias, já subindo em direção Alemanha é bem mais fácil. Inclusive existe o lebkuchen que é o Pão de Mel Alemão feito com farinha de trigo, mel, amêndoas e especiarias (principalmente canela, cravo e anis) só que no lugar do fermento convencional, usa-se sal amoníaco ou potassa (carbonato de potássio). São muito consumidos no Natal e Oktoberfest (a Festa da Cerveja), existem até cidades como Nuremberg onde essa tradição é super forte e faz parte até da rota turística.

Pão de Mel pronto para vender

Como o nosso país tem muita influência europeia não é difícil encontrar essa delícia em qualquer loja . Normalmente está sempre naquela cestinha do lado do caixa ou em cima do balcão. Também como lembranças de festas e casamentos. É aquele tipo de produto que compramos praticamente sem pensar muito, porque já conhecemos o sabor. Quase sempre é feito por pequenos/as empreendedores do setor que fazem sob encomenda para vender. Nós da Confeitaria Inclusiva fizemos uma versão sem mel , claro . Só que o sabor é super parecido e bem recheado como todos os doces que brasileiros/as gosta ;).

Segue a receita da Chef Pri Lorente

Pão de Mel Vegano

Massa

Ingredientes
200g mix de farinhas (ver post sobre substituição de farinhas)
80 gramas de açúcar refinado
40 gramas de chocolate em pó 50%
2 gramas de sal
15 gramas de fermento
80 ml de óleo
200 ml a 250 ml de água (ou um pouco mais dependendo da farinha que está usando)
2 gramas de canela em pó
2 gramas de cravo em pó
1 grama de gengibre em pó

1 colher (sopa) de vinagre de maçã ou álcool

Recheio

100 ml de leite de coco industrializado
250 g chocolate em barra
10 ml de conhaque

E o modo de preparo você pode acompanhar HOJE 02/06 em uma LIVE às 15hs no Instagram da @chefprilorente. Espero vocês lá .

#boraincluir #blogboraincluir #chefprilorente #academiadeconfeitariainclusivaonline/prilorente #paodemelvegano #arivasconceloscopy #confeitariainclusiva #alergicos #cursosdocesveganos

Um comentário em “Quem inventou o Pão de Mel?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: