Por que comemos Ovo de Chocolate na Páscoa?

Todo ano é a mesma coisa… já em dezembro as confeitarias, indústrias e os pequenos e médios empreendedores começam a se planejar para a época de maior faturamento $$$, a Páscoa.

Ovo recheado com ganache da Chef Pri Lorente

Quem nasceu primeiro, o Ovo ou a Galinha? É óbvio que foi a nossa amiga cocoricó, senão o primeiro item não existiria, rsrsrs. Só que nessa época do ano ninguém se lembra dela quase. A estrela que brilha mais é o ovo de chocolate.

E você sabe por que presenteamos tantos Ovos de Páscoa?

Pois, tudo começou com os Persas há uns 5.000 anos quando queriam desejar felicidades para alguém davam um ovo de galinha (para eles isso era o símbolo da fecundidade e renovação). E .. como eles viajavam muito acabaram levando esse costume para a Europa que incorporou na festa de Páscoa, onde se comemora a ressureição de Jesus Cristo. Nesse período não se podia comer carne , ovos e nenhum derivados do leite. Então, toda a produção dos camponeses ficava acumulada e no dia do renascimento de Cristo comiam tudo.

Lá pelo século XIX, na Rússia uma família de Czares também começou a cultivar ovos de luxo, pintados a mão e decorados com joias, mas … sem o chocolate, claro. Eram apenas para apreciar , rsrsrs. Então, surgiu a tradição dos famosos Ovos Fabergé .

Mas, foi em meados do século 18 que os franceses que começaram a “mudar” o ovo de galinha, eles tiravam a gema e clara e recheavam com chocolate. Alguns anos depois um francês chamado François Louis Cailler abriu a primeira fábrica de ovos de chocolate em 1819.

Ovos recheados com chocolate e pintados a mão .

Existe uma outra versão também que aponta que o hábito de presentear ovos de galinha vêm até antes de Cristo, eles eram trocados na época da Primavera em tributo a renovação da natureza. Nessa época eram pintados com corantes naturais de beterraba, açafrão , espinafre, sempre predominando a cor vermelha entre eles. Já a versão com chocolate vem dos franceses mesmo, como comentamos no parágrafo anterior.

Mas… e o coelho , o que ele faz nessa história?

Ele também é um símbolo de fertilidade e nova vida, porque costuma ter muitas ninhadas. Quem nunca ouviu aquela frase sobre uma mulher que tem muitos filhos ser chamada “coelha”, rsrsrs.

A origem do coelho da Páscoa remonta ao século XIII, na Alemanha pré-cristã, quando as pessoas oravam a vários deuses e deusas. Eostre ou Ostara era o nome da deusa da primavera, a estação do “renascimento” e da “renovação” e o seu símbolo era um coelho, devido às suas elevadas taxas de reprodução.

E a primeira lenda que foi documentada sobre isso começa entre os anos 1500 e 1680 onde surgiu uma história de coelhos que punham ovos e escondiam no jardim. E foram os alemães que levaram esse costume para os Estados Unidos, onde essa tradição é muito forte e no Brasil também né, a famosa “Caça aos Ovos”.

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa, com muito amor , caridade , reclusão (estamos na pandemia né, não dá para ficar passeando por aí ) recheada de muitos ovos, cenouras e coelhos de chocolate 😉 .

#boraincluir #blogboraincluir #chefprilorente #arivasconceloscopy #academiadeconfeitariainclusivaonline/prilorene #Páscoa2021

Um comentário em “Por que comemos Ovo de Chocolate na Páscoa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: