Xilitol ou Eritritol, qual a melhor opção para substituir o açúcar?

São duas opções fantásticas para substituir o açúcar, mas sem perder o sabor dos seus doces.

Macaron Vegano da Chef Pri Lorente

Quando pensamos em uma dieta para emagrecer a primeira coisa que surge na cabeça é “cortar o açúcar” o que nos leva automaticamente a prestar mais atenção no que existe na prateleira dos adoçantes.

Pouca gente sabe que eles são artificiais e muito prejudicais à nossa saúde porque são uns “enganadores” do nosso cérebro, achamos que são substâncias nutritivas, mas na verdade não é nada disso, causam mais fome ainda e contribuem para um mal funcionamento do nosso sistema digestivo.

Porém, existem os chamados “álcoois de açúcar” que são carboidratos muito semelhantes ao açúcar , que não são absorvidos completamente pelo nosso organismo. Existem duas “estrelas” que conquistaram o mundo pela sua praticidade e por substituir perfeitamente o sabor do açúcar: o Eritritol e o Xilitol.

O Xilitol é proveniente das espigas de milho (que curioso né ) , depois de extraído é cristalizado e assim já está pronto para o consumo. Também podemos encontrá-lo em algumas frutas e verduras em proporções muito pequenas e insuficientes para fazer a cristalização.

Ele tem um gosto praticamente igual ao açúcar só que com 40% menos de calorias, não é absorvido pelo intestino por isso não produz insulina, causando menos danos à saúde. Também é um forte aliado dos dentes, porque não fermenta na boca, causando menos cáries ;).

Xilitol

Mas… nem tudo são benefícios, se for consumido em excesso pode causar gases, inchaço e diarreia. Portanto, CUIDADO com as quantidades que vai consumir e nunca adoce nada para seu pet porque ele é muito tóxico para os animais.

Já o Eritritol é uma outra opção “saudável” para adoçar suas receitas tem origem nos vinhos, queijos e algumas frutas. Mas, a maior concentração está no milho, igual ao Xilitol só que ele é custa muito mais para ser produzido, o que reflete no seu preço $$$. É um produto bastante caro no mercado de produtos naturais.

Também tem o sabor semelhante ao açúcar, não possui calorias e não causa cáries (os dentes agradecem, né) . Ah! E uma outra característica super importante é que tem um efeito antioxidante na corrente sanguínea , trazendo inúmeros benefícios para quem consome com frequência.

E os efeitos colaterais são os mesmos do xilitol diarreia, inchaço e gases. Tudo vai depender das quantidades e do organismo também, claro. E ele é absorvido completamente pelo organismo, o ideal para pessoas diabéticas.

E agora a pergunta que todo mundo faz é :

XILITOL OU ERITRITOL? Qual a melhor opção?

E a resposta é DEPENDE.

  • Se pensamos na saúde dos dentes o Eritritol é melhor.
  • Para evitar problemas digestivos o Eritritol sai na frente porque ele é absorvido totalmente pelo nosso organismo.
  • E para não ter aumento de açúcar no sangue o Eritritol é mais recomendado principalmente para os diabéticos , já o Xilitol vai alterar um pouco mais isso.
  • O preço também é um fator que vai influenciar na hora de comprar o seu substituto do açúcar. O Eritritol sempre vai ser um pouco mais caro que o Xilitol.

Agora que já sabemos as principais diferenças entre eles fica fácil decidir qual devemos comprar para fazer aquela receita deliciosa SEM AÇÚCAR , mas sem perder o sabor ;).

Segue uma receita super fácil de Bolo de Cenoura da Chef Pri Lorente .

Bolo de cenoura Sem Glúten, Leite e Ovos


Ingredientes Liquidificador

  • 100 ml óleo refinado
  • 150 ml água
  • 250 g de cenouras cruas descascadas
  • Ingredientes secos
  • 60 g eritritol ou xilitol 
  • 200 g de farinha de arroz
  • 100 g de fécula de batata ou amido de milho
  • 10 g de goma xantana ou CMC
  • 10 g de polvilho doce
  • 15 g de fermento químico


Modo de fazer:

Adicionar os ingredientes secos aos ingredientes do liquidificador com o auxílio de um fouet ou batedeira em velocidade baixa. A massa deve ficar lisa e cremosa. Acrescentar por último , 20 ml de vinagre branco (maçã ou álcool) e misturar rapidamente. Despejar a massa em forma untada apenas com óleo e assar em forno pré aquecido a 180°C.

#blogboraincluir #boraincluir #chefprilorente #academiadeconfeitariainclusiva/prilorente #cursosdocesveganos #docesveganos #alergicos #arivasconceloscopy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: