Quais serão as tendências do Marketing Digital para Confeiteiras em 2021?

As férias já acabaram! E estamos de volta com todo o gás para trazer aqui no blog vários temas relacionados ao mercado da Confeitaria Inclusiva e vamos começar falando sobre o que vai estar em alta .

Ariadne Vasconcelos do Nascimento, Copywriter e Professora de Confeitaria

Esse ano já começou bem, com o mundo começando o processo de vacinação para conter a pandemia, mas não podemos criar muita expectativa porque até o “mundo” todo estar vacinado vai levar um tempo. E o resultado de tudo isso vai ser um ano um pouco parecido com 2020 . Segue abaixo quais serão as principais tendências .

  • Instabilidade ( se você tem um comércio aberto vai ter que continuar com o seu sistema de delivery e encomendas via telefone e internet) e se trabalha em casa fazendo encomendas as coisas não vão mudar muito.
  • Necessidade de contato humano (as pessoas estão muito “carentes” então , aquele bilhetinho escrito à mão na sua encomenda ou um enviar um “mimo” para seus clientes (um pão de mel de degustação por exemplo, mesmo que não estejam fazendo grandes compras vai ajudar manter a conexão emocional ).
  • Tudo que postar no Instagram e Facebook tem que estar com o propósito de engajar seus clientes e seguidores. Se você tem menos de 200 mil seguidores poste pelo menos duas vezes ao dia no feed e “abuse” dos Stories no seu Instagram. Lembrando que ali as pessoas estão para se “inspirar”, então não pode sempre ter post vendendo seu produto, o ideal é fazer dois post de conteúdo e um de venda (como você pesa o seu brigadeiro por exemplo é um tipo de conteúdo) . Fazer perguntas para seu público, caprichar nas fotos, e falar um pouco da sua rotina pessoal (sem exagerar tá, senão as pessoas confundem) tudo isso resulta no tal “engagment” que os marketeiros tanto falam.
  • Saber exatamente qual é o propósito da sua marca (POR QUE ela existe? E para QUEM existe? ) . Essa é uma pergunta que todo empreendedor deve fazer antes de montar o seu logo profissional.
  • Ter a sua marca conectada a causas ambientais, igualdade de direitos e alimentação saudável (na Confeitaria Inclusiva já temos um pouco disso porque os produtos são menos “industrializados” que na Confeitaria Tradicional) . Mas, é importante sair de “cima do muro”, por exemplo se você é contra plástico entregue seus produtos em sacolas de papel e mostre isso na redes sociais, utilizando as handstags # referentes.
  • Trabalhar com o calendário de datas anual, já pensando em produtos e novidades para o ano inteiro. Como a economia vai demorar para voltar ao normal mantenha uma parte dos seus produtos em tamanhos menores e com preços mais acessíveis.
  • Escutar e investigar o seu cliente para conhecer absolutamente tudo que pensa e em que você pode AJUDAR (é aquela famosa frase que todo mundo coloca no seu stories : Como posso te ajudar?) . Isso é muito importante até na hora de criar um novo produto para o seu cardápio.
  • Aprender Copywriting (redação persuasiva) vai te ajudar a vender qualquer coisa na internet, mas isso é um processo bem mais complexo do que parece e eu vou dedicar o próximo post todinho para esse assunto ;).
  • Fidelizar vai ser mais importante do que captar novos clientes, se você já tem a sua clientela montada tenta cuidar e conservar o máximo que puder. Não é momento de fazer lançamentos astronômicos nem mudanças radicais nos seus produtos.
  • Montar o seu conteúdo sempre focando em “falar” com os seus clientes em uma linguagem coloquial e pessoal.
  • Fazer vídeos curtos e utilizar em reels e Tik Tok.
  • Utilizar o Canva para fazer pequenos textos ou promoção de produtos com arte para seu Instagram é muito fácil para conhecer acesse https://www.canva.com , é bem simples de usar e tem versão gratuita e paga.
  • Vendas por WhatsApps vão continuar disparando (prometo também dedicar um post sobre isso em breve kkkk) . Se você ainda não vende fique atento a essa ferramenta que é um recurso poderoso em tempos de crise.
  • Personalize o seu marketing o máximo que puder (logo, cores, vídeos, produtos, conteúdo) , lembrando que o marketing de conteúdo é o que vai te manter sempre na frente dos concorrentes, copiar nunca foi um bom negócio, seja ORIGINAL.

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