RETROSPECTIVA 2020 do Blog Bora Incluir

Falta um dia para acabar o ano praticamente …… Ufa! Dá até um certo “alívio” saber que estamos prestes a mudar as folhinhas do calendário porque foi tudo muito difícil para todos. Mas, antes de começar a comer uvas aqui na Espanha ou estourar aquela champanhe aí no Brasil, queremos comemorar o sucesso do nosso Blog e dividir com você , nosso leitor um pouquinho dos artigos mais lidos desse quase um ano de trabalho.

O quarto tema mais visto foi sobre a substituição da farinha, claro. Porque é algo muito fácil de fazer, mas…. Para que isso ocorra, precisamos encontrar um equilíbrio entre estruturação e elasticidade para substituir corretamente o glúten em receitas. Por isso, utilizamos um “mix” de farinhas, féculas e gomas para atingir um resultado satisfatório em aparência, textura e sabor, SEMPRE levando em consideração três funções da farinha de trigo na massa do bolo.

No mercado de farinhas de estrutura sem glúten temos a farinha de arroz, a farinha de grão de bico , farinha de aveia, de amêndoas entre outras. Um fator importante quando consideramos o tema maciez é recordar da fécula de batata, mandioca e amido de milho, esses três ingredientes podem nos levar ao resultado desejado.

Quanto a garantir a elasticidade da mistura é interessante utilizamos a goma xantana, polvilho doce ou CMC. É possível elaborar bolos #semglúten, #semleite e #semovo de maneira simples e muito parecida com os bolos tradicionais com estes ingredientes que são comumente encontrados em mercados e mercearias.

O terceiro “campeão” de visualizações foi sobre a substituição de ovos nas receitas. Pois, se você não pode consumir ovos ou optou por uma dieta #veggie , também existe solução para substituir os ovos de uma maneira econômica e fácil. Para as massas de bolo, os ovos podem ser substituídos por gel de linhaça, purê de batata doce, inhame, purê de maçã ou vinagre branco Isto pode parecer uma opção estranha mas, eu garanto funciona muito bem. Uma colher de sopa de cada uma delas é o equivalente a um ovo inteiro

Não podemos esquecer dos artigos que falam sobre a origem dos doces, ninguém derrubou o do brigadeiro (nosso 3º colocado no ranking ) com direito a receita na versão vegana que a Chef Pri Lorente fez em uma LIVE no seu Instagram.

Santinho_Eduardo_Gomes_1945

Poucas pessoas sabem que ele é um doce diretamente ligado a política do nosso país do ano de 1946. A inventora foi Heloísa Nabuco de Oliveira, um senhora carioca que frequentava as reuniões sociais de damas e esposas de políticos na época. Existem relatos que dizem que era esposa do Brigadeiro Eduardo Gomes, outros apenas apontam ela como simpatizante do político , candidato à Presidência da República na época.

Brigadeiro Vegano da Chef Pri Lorente

O então Brigadeiro, de personalidade revolucionária concorria ao cargo pelo partido da União Democrática Nacional (UDN) fundado em 1945 e era opositor feroz do governo de Getúlio Vargas. Ele não tinha muitos recursos financeiros para sustentar sua campanha política, foi então que as mulheres começaram a fazer reuniões para arrecadar fundos e D. Heloisa levava o brigadeiro para vender., como ele era um homem bonito e porte físico atlético, existia até um slogan criado pelas senhoras em sua homenagem “Vote no Brigadeiro. Além de bonito é solteiro”, bem sugestivo né?

E …. finalmente o primeiro da lista foi o da AQUAFABA , o ingrediente mágico e sustentável da Confeitaria Inclusiva.

A revolução começou na cozinha sem ovo porque, além de ser um produto muito versátil é algo que todo mundo pode ter em casa. O custo também é praticamente zero. Pode ser água de grão de bico, de feijões brancos ou até ervilha, o ideal é que esteja bem denso, então se for feito em casa talvez precise de um pouco de redução desse líquido para que fique mais viscoso. Mas, também é possível comprar os grãos enlatados que vão estar na proporção correta de água e também vai serão mais fácil pesar a quantidade que necessita para a sua receita.

Com o descobrimento da aquafaba, o mundo vegano entrou em festa geral, porque agora quem não queriam deixar de comer essas sobremesas já tinham um substituto à altura e não só para receitas que levavam clara, também é possível substituir as gemas com a #aquafaba. E sabe qual é a melhor vantagem ? Ela vai sozinha, sem precisar de outro produto.

O sucesso foi tanto que hoje existem até comunidades desse produto desde 2010 falando só disso e blogs especializados no assunto também. O próprio Wohlt em 2015 criou uma página web http://aquafaba.com/ (está em inglês ,mas dá para traduzir para o português) para compartilhar fatos e curiosidades sobre o tema.

Mas… como usar a aquafaba na cozinha?

Fotos Pri 8
Chef Pri Lorente, professora da Academia de Confeitaria Inclusiva

A resposta é bem simples : da mesma maneira que utilizamos o ovo para qualquer receita, seja de mousse, maioneses, merengue ou macarons. A comunidade da aquafaba tem uma tabela orientativa sobre quantidades, por exemplo:

– Para substituir um ovo utilize 45 ml de aquafaba (3 colheres de sopa)

– Para substituir uma clara utilize 30 ml de aquafaba (2 colheres de sopa)

– Para substituir uma gema utilize 15 ml de aquafaba (1 colher de sopa)

Ariadne Vasconcelos , Copywriter

E para o próximo ano vamos ter muitas novidades e artigos incríveis falando tudo sobre o mundo da Confeitaria Inclusiva. Ah, também NÃO podemos esquecer das nossas LIVES com as receitas da Chef Pri Lorente e algumas com dicas de Marketing e Copywriting para ajudar você a VENDER mais e melhor pela internet .

Desejamos a todos que o próximo ano seja repleto de boas vibrações e energias positivas. Nos vemos em 2021 aqui no Blog Bora Incluir.

BORA INCLUIR COM A GENTE EM 2021?

Um grande abraço

Ariadne Vasconcelos

Chef Pri Lorente

#blogboraincluir#boraincluir#chefprilorente#academiadeconfeitariainclusiva#confeitariainclusiva#cursosdocesveganos#empreendedorismo#arivasconceloscopy#jornalismogastronomico#veggie#veganas#veganfriendly#semleite#semovo#semgluten

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: