FAÇA o seu Natal diferente com uma Torta Banoffee .

O nome dela é Banana + Toffee (caramelo) = Banoffee , mas a sua origem é uma versão inglesa inspirada em uma receita americana que conquistou paladares europeus e brasileiros.

Torta Banoffe por Silvia Buck da Handmade Sweets

Se você pensa que é só no Brasil que gostamos de sobremesas muito doces, está completamente enganado. Pois, a origem dessa receita é inglesa, rsrsrs. Na realidade a “inspiração” é americana e vem da “Blum’s Coffee Toffee Pie”, mas os Chefs  Nigel Mackenzie e Ian Dowding  do restaurante The Monk Restaurant que criaram essa versão . E acredite se quiser, o doce de leite foi feito com leite condensado cozido na panela de pressão, igualzinho fazemos aqui no Brasil ;).

Ela nasceu no ano de 1974 , depois de várias tentativas de utilizar alguma fruta que combinasse com doce de leite foi morango, mexerica, maçã até chegarem na banana que não tinha tanta acidez, o resultado dessa combinação foi imediato e um sucesso porque não conseguiram mais tirar do cardápio. Na minha opinião é como se fosse o nosso brigadeiro daqui, praticamente todo mundo gosta.

No caso da Inglaterra vale a pena ressaltar que essa é a sobremesa preferida da maioria dos britânicos, inclusive a Dama de Ferro Margaret Thatcher .

Torta Banoffe Inclusiva por Chef Pri Lorente

Para compensar o alto grau de açúcar que leva o leite condensado a cobertura é feita com uma mousse ou um creme de queijo Philadelphia (olha a herança americana, aí ) que acabou virando uma combinação bem clássica da Confeitaria = banana+ doce de leite +queijo. No Brasil também podemos ver esse conceito bem refletido principalmente na confeitaria Mineira, que é uma maravilha né . Quem não gosta de um pedaço de queijo mineiro com uma colherada generosa de doce de leite?

Torta Banoffe por Silvia Buck

Eu já sei que esse vai ser a sua sobremesa esse ano ;). Acertei?

Mas…. pensando na correria que sempre acompanha o Natal como podemos passar essa data tão especial com tranquilidade (já que esse ano foi muito pesado, não é mesmo?) . Comece primeiro conversando com seus familiares para saber quem virá para a festa e principalmente quais opções a pessoa alérgica poderá consumir.

Faça as compras com antecedência SEMPRE ! Para não ficar preso em uma fila de supermercado só para comprar aquele ingrediente especial que faltava na sua receita. O que puder ser CONGELADO, não perca tempo e adiante o processo. Por exemplo essa torta aqui pode ser feita com antecedência sem problemas.

E se ficou curioso aqui está a receita dela na versão INCLUSIVA feita pela Chef Pri Lorente que ela vai fazer HOJE na LIVE às 15hs no Youtube .

Torta Banoffee

Massa:

105 gr de farinha de aveia

3 gr de fermento químico

20 gr de óleo de côco

30 gr de açúcar

85 ml de água

Recheio:

150 gr de açúcar refinado

1 litro de leite vegetal

40 gr de amido de milho

10 gr de gordura de palma

10 gr de glucose

1 banana nanica cortada em rodelas .

Cobertura

30 gr de aquafaba

30 gr de açúcar refinado

RENDIMENTO: Uma torta de 16 cm de diâmetro.

#blogboraincluir#boraincluir#chefprilorente#arivasconceloscopy#cursosdocesveganos#docesveganos#veganfriendly#veggie#veganas#apvl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: