Como substituir o açúcar branco por mascavo ou demerara nas receitas?

É o grande vílão das dietas., mas para fazermos doces mais saudáveis podemos substituir o #açúcarbranco por #açúcarmascavo ou #açúcardemerara.

Ah, o açúcar….. como podemos viver sem ele? Impossível né, a vida já é um pouco amarga e se tiramos o açúcar estamos perdidos. Mas, você sabia que o “açúcar branco” ou refinado como dizemos não é dessa cor?

Originalmente ele é marrom e depois de todos os aditivos químicos que recebe muda de cor e perde uma grande parte de vitaminas e sais minerais. Além disso, se consumido em excesso pode levar à obesidade, diabetes e complicações como a síndrome metabólica e resistência à insulina.

Portanto, se consideramos somente o consumo do produto refinado já estamos indo contra nossa saúde não é mesmo?





Pão de Vel Vegano

Antes de ser tão radicais e nos despedirmos da vida doce para sempre, também existe a possibilidade de consumo do açúcar mascavo, com moderação, claro . O açúcar marrom é uma versão mais “natural” sem sofrer todo o processo que acontece com o branco, por isso ele é tido como um produto “saudável” sendo o resultado cozimento da cana-de-açúcar. Pode ser de cor marrom claro ou escuro, e conserva uma boa parte de seus nutrientes como cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre, selênio, vitaminas B5 e B6, ácido fólico e niacina, vale mais a pena consumir ele do que o branco né, mas #como podemos substituir um pelo outro?

Por ser um pouco mais pesado que o outro esse produto não pode ser substituído na mesma proporção que utilizamos em uma receita de confeitaria, porque podem deixar a massa mais pesada. Se a sua receita leva 100 gr de açúcar branco troque por 80 gr do açúcar demerara ou 70gr do açúcar mascavo. Lembrando que isso é apenas para servir de parâmetro, considere sempre todos os ingredientes que compõe a receita como ovos e farinha principalmente.

E ….se você preferir não consumir ovos , glúten, leite e açúcar branco , vamos aprender a fazer uma massa de bolo bem macia e fofa porém com uma pegada mais rústica em homenagem ao nosso açúcar mascavo . Lembrando que não é uma receita com baixo carboidrato !

Chef Priscila Lorente

BOLO CASEIRO DE MAÇÃ E CANELA

Ingredientes Liquidificador:

100 ml óleo refinado

200 ml água

Cascas de 3 maçãs

Ingredientes secos:

50 g açúcar mascavo ou de coco

200 g de farinha de arroz

100 g de fécula de batata ou amido de milho

5 g de goma xantana ou CMC

10 g de fermento químico canela em pó (opcional)

2 maçãs cortadas em cubos sem casca (as cascas foram utilizadas no liquidificador) envolvidas em canela em pó

2 colheres de sopa de vinagre branco

Modo de Preparo:

Misturar a emulsão do liquidificador com os ingredientes secos com auxílio de um fouet . Por último acrescente o vinagrem unte uma forma de 20 cm com óleo (apenas óleo) , despeje a massa e acomode as maçãs por cima. Asse em forno a 180° C.

#vegano#semleite#semgluten#glutenfree#docesdedavi#cursos#confeitaria#safefood

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: